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FESVIP INICIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

A Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula/FESVIP, dirigida pelos professores Ms. Elzir Pontes de Miranda e Rosana Vital de Miranda iniciou as atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem, com uma proposta metodológica que será desenvolvida no referido curso coordenado pela Profa. Maria Sônia Oliveira de Araújo, cujo projeto político pedagógico é acessorado pela Profa. Dra. Abigail Moura.

O ensino de graduação da FESVIP tem por base as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Mec que apontam para a formação do enfermeiro coordenador do trabalho de enfermagem, com competência técnico-científica, ético-política, para intervir na realidade de saúde, de forma propositiva na perspectiva da transformação dos perfis epidemiológicos, nacional, regional e particularmente na Paraíba , tendo como fundamento os conhecimentos, habildades e atitudes que lhes conferem competências necessárias ao trabalho em saúde/enfermagem, bem como, a compreensão das múltiplas dimensões dos processos de vida, trabalho e saúde do cidadão.

A FESVIP se esforçará para desenvolver um ambiente propício á auto-aprendizagem, mediante a utilização de práticas metodológicas que partam da realidade sócio cultural do aluno e da comunidade , recuperem experiências e vivências, articulem teoria e prática; que possibilitem a interpretação e análise de problemas que estimulem o espírito investigativo. Essas práticas caracterizam-se pela participação ativa do aluno expressa na aplicação de técnicas de ensino socializadas e/ou individualizadas como: exposição dialogadas, seminários, discussão, estudo de caso, demonstração, dramatização, dinamicas de grupos e outras.
Dessa forma, a Instituição incetivará a abordagem metodológica voltada para os novos paradigmas educacionais: construção coletiva, atitudes investigativas; discente como responsável pelo seu aprender; tendo como foco conteúdos e aprendizagens significativas.

O Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente com a participação dos atores envolvidos (docentes, corpo administrativo, acessores e enfermeiros de serviço), além do intercâmbio com outras IES do país, privilegiará no processo ensinar/aprender, a indissociabildade entre: ensino, pesquisa e extensão, evidenciando a transversalidade do conhecimento e a prática a ser vivenciada em cada Unidade Programática.

O currículo da FESVIP está organizado em (6) seis áreas temáticas, as quais integrarão simultânea e gradativamente as Ciências Biológicas, Humanas e Sociais, os conhecimentos técnicos, científicos, políticos da Saúde e da Enfermagem, a saber: (ii)Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem; (iii)Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem; (iv) Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem; (v)Articulação ensino/trabaho; (vi)Articulação Interdisciplinar.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Para possibilitar a articulação dessas áreas temáticas foram criados Eixos temáticos, por semestre, nos quais serão desenvolvidos as Unidades Programáticas, obrigatórias e coplementares, favorecendo a interdisciplinaridade, a integralidade e a terminalidade da formação. Vale salientar que o currículo integrado trabalho pela FESVIP rompe com a lógica da compartimentalização dos conhecimentos representada na organização curricular em disciplinas.

     
     
PDF Matriz Curricular
PDF Corpo Docente
PDF Linhas de Pesquisa